Apostila de Formação Postulantado

Apostila de Formação Postulantado


Nessa apostila, aprenderemos o funcionamento das nossas casas, os níveis de formação, e o carisma carmelita.


O Carisma Carmelita


“O principal objetivo das Ordens do Carmelo é amar a deus e viver na presença dele. A este objetivo conduzem o silêncio, a solidão, o retiro e o afastamento das coisas mundanas, a oração contínua e a meditação das verdades eternas.”


O Carmelo centra-se em Jesus Cristo, a quem nós seguimos e nos empenhamos em servir. Os grandes modelos da nossa forma de vida são a Virgem Maria e o Profeta Elias. O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e nossa vocação.


Hierarquia CCMI


Como apresentado em nossa regula, temos uma hierarquia pequena, que em tese, faz o regimento interno da congregação, para que não haja desordem ou coisas do tipo.
Nossa hierarquia constitui de 5 principais funções, O Superior Geral, o Vice Superior, O Guardião da Casa ou da Missão, Os Moderadores e a Promoção Vocacional.
Em tese, O Superior e o Vice, em conjunto com a moderação (ou apenas eles, se não tiverem irmãos suficientes), definem quem estarão nas missões ou casas carmelitas em outras arquidioceses, definem quem estará responsável pelas mesmas casas/missões, e também definem outras funções como o promotor vocacional, e o mestre de cerimônias da congregação.

Formação Vocacional


A formação vocacional conta com 4 fases, o Aspirantado, onde os aspirantes conhecem mais sobre a história do Carmelo e do apostolado, o Postulantado, onde os postulantes conhecem mais a instituição que é o Carmelo, e o Noviciado, onde os noviços conhecem mais sobre o intuito do Carmelo no Apostolado Católico do Minecraft, e logo depois dos primeiros votos, a formação sobre vida monástica.

Aspirantado


Durante o aspirantado, o aspirante conhece mais sobre a história do Carmelo e a história do Apostolado. E assim como em toda congregação, o aspirantado é a fase mais importante do caminho vocacional, onde o vocacionado começa a descobrir seu chamado, dentro da congregação, e ali naquele período, discernir se este é o seu lugar na vida religiosa, se é ali mesmo que Deus o chama a servir.

Nessa fase em especifico, o vocacionado não utiliza roupa própria, mas participa das atividades da congregação.

Em algum momento, dentro ou fora de uma celebração eucarística, o aspirante recebe a benção e admissão ao postulantado


Postulantado


Durante o postulantado, o agora postulante, conhece as funcionalidades da congregação, conhece também o caminho vocacional a ser trilhado, e nessa fase também, ele já pode começar a servir nas celebração, tendo então as devidas formações para o serviço na celebração do apostolado, enquanto conhece bem mais afundo o apostolado.

Nessa fase, ele usará uma espécie de roupa que o caracterizará como postulante. É basicamente uma camisa branca, com uma calça marrom, o escapulário pequeno e o cordão de São José (simbolizando a pureza e castidade).
OBS: a congregação feminina deve usar véu durante as missas

(skin do postulantado masculino)

(skin do postulantado feminino)


Em algum momento, dentro ou fora de uma celebração, o postulante depois de cumprida a formação para o postulantado, ele recebe a admissão ao noviciado.

Noviciado

No noviciado, o agora noviço, começa a viver mais intensamente na congregação, participando das orações comunitárias e etc. Ainda pode servir abertamente nas celebrações que lhes for solicitadas, mas também faz um profundo discernimento e  acompanhamento espiritual.

Nessa fase também se usa uma vestimenta própria, que foi recebida na admissão ao noviciado, continua-se usando a camisa branca, calça marrom e o o cordão de São José, muda-se apenas o tamanho do escapulário.

(skin noviciado masculino)

(skin noviciado feminino)


OBS: a congregação feminina deve usar véu durante as missas

Terminadas as formações, o noviço(a) marcará o dia de seus primeiros votos com seu superior ou promotor vocacional.


Neo Consagrado


Após os primeiros votos temporários, durante o tempo que perdurarem os votos, o agora consagrado, fará a formação para vida monástica, conhecendo os principais pontos da mesma, e conhecendo o modelo carmelita de vida monástica. Se for do ramo masculino, nesse mesmo período pode se começar o chamado "Juniorado", período esse de formações para vida sacerdotal, no seminário diocesano de onde o consagrado reside (atualmente, Brasília e Belém).

Agora se é recebido o hábito próprio da congregação, recebido na celebração de primeiros votos, que consiste numa túnica marrom claro, cinto de couro preto, com o escapulário marrom e o capuz escuro. Pode-se utilizar também, em momentos de solenidade, a capa bege, sendo de uso obrigatório de todos os consagrados em alguma celebração. Junto do hábito recebe-se as insígnias, como o rosário, o véu para as irmãs, e a cruz peitoral (altera de tamanho para os sacerdotes).

(skin do hábito masculino)

(skin hábito masculino padres)

(skin hábito feminino)



Depois do tempo estabelecido de votos temporários, o irmão ou irmã deve se dirigir ao seu superior para marcar sua celebração de votos perpétuos.


Perpetuado


Aqui podermos dizer que está encerrada a caminhada vocacional, mas este é só o começo, a vida de perpetuado agora se inicia com a atuação mais presente na comunidade, na reflexão de cada dia, a fim de chegar a ultima das moradas, o simbolismo dos votos perpétuos, além de significarem a total entrega a Deus, significam o despojamento, a abertura que se dá a essa vida religiosa, a experimentar, viver e se possível anunciar, a alegria que é ser inteiramente de Deus.

No hábito em si não tem muitas alterações, muda apenas a cor da túnica interna, de marrom claro pra marrom escuro, e para as irmãs, do véu branco para o véu preto.

(skin perpetuado masculino padre + capa)

(skin perpetuada feminina + capa)