Apostila de Formação Aspirantado

Apostila de Formação Aspirantado


Nessa formação iremos aprender sobre a "História do Carmelo", como foi seu surgimento, a reforma e como são divididos hoje.


A Origem do Carmelo

A palavra "Carmelo" significa jardim. Conta a tradição que o profeta Elias se estabeleceu numa gruta, em pleno Monte Carmelo, seguindo uma vida eremita de oração e silêncio. Nele, e no seu modo de vida, se inspiraram os primeiros religiosos da Ordem. Mais tarde, uma Regra para a Ordem do Carmo foi sistematizada e proposta por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, e aprovada pelo papa Honório III em 1226. No século XIII os religiosos acabaram por migrar para os países do Ocidente, fugindo das invasões sarracenas.

Logo, o Carmelo surgiu antes da era cristã, com o Profeta Elias, vivendo uma vida de intensa busca de Deus, subindo e vivendo o Monte Carmelo, e muito tempo depois de muito tempo, foram reconhecidos na igreja por São Alberto, Patriarca de Jerusalém, que fez a primeira regra do Carmelo, e que começaram a ir a outros países.


A Reforma Carmelita


No século XVI, na Espanha, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz conduziram um processo de renovação (ou reforma) do carisma da Ordem do Carmo. Deste processo histórico e místico surgiu um novo ramo: o ramo dos Carmelitas Descalços.


Por causa de um certo "desvio" na regra e na vivência dos carmelitas, que estavam muito "relaxados" naquela época, surgia em pleno Século XVI a figura de Santa Madre Teresa e São João da Cruz, os chamados Reformadores, por causa da mudança que eles fizeram no Carmelo, pela rigidez como se vivia no Carmelo Descalço e pela "revolta" aos superiores da época.

Disso, hoje temos duas famílias Carmelitas, os da antiga observância (ou calçados), e os descalços, que surgiram a partir da reforma.


Como estão os Carmelitas hoje?

Hoje, graças aos diferentes carismas que o Espirito Santo invoca na santa igreja, temos os Carmelitas "originais" (os O.Carm e OCD), que vivem as regras originais do Carmelo, e as derivações, que vivem regras modificadas, como os Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo (CMES) os Carmelitas de Maria Imaculada (da vida real), e outros que podemos encontrar no Brasil e no mundo.


A Comunidade Católica do Minecraft e os seus Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Com a graça de Deus, já tivemos em nossa comunidade, algumas congregações, como os Redentoristas e os Franciscanos, que buscavam também não só tentar vivenciar os seus carisma, mas auxiliar o apostolado a levar a palavra de Deus a cada vez mais longe.

O intuito principal da comunidade é, além das amizades que fazemos, das simbólicas celebrações que vivenciamos, e até mesmo do formato clerical que levamos, é a evangelização, de nós mesmos, até a evangelização do outro, que está próximo de nós, nas arquidioceses ou na congregação, até chegar a pessoas que conhecem o jogo, mas não conhecem a Deus.


Com isso, o diferencial de todo o apostolado, é a atuação em formato de clero, contando com seminaristas, padres, bispos e cardeais, obviamente, nada além da realidade virtual, e com isso, também seria e é oportuno, ter vocações religiosas, sejam padres, frades, freiras ou leigos consagrados.

Por subsequente, além de evangelizar nesse formato, o apostolado também pode acabar florescendo a vocação de alguns, são vários dos casos, de pessoas que entraram no apostolado e começaram a ter mais certeza de sua vocação, a ponto de entrar num seminário ou em uma congregação, mas também de perceberem que Deus chama a ser outra coisa, e não um incardinado no clero.