Apostila de Formação do Noviciado

 Apostila de Formação do Noviciado


Nessa apostila, vamos aprender como os Carmelitas de Maria Imaculada atuam na evangelização, através da Santa Sé de Minecraft.


"Per ipsum, Cum Ipsum et In Ipsum"

A congregação leva como lema a doxologia em latim, significando o nosso serviço em meio aos outros, e esse é um capítulo simples, por que em tese, a congregação foi feita para auxiliar nas missas, eventos, nas cúrias diocesanas e onde mais for necessário, visando sempre a conversão, tanto nossa como dos irmãos.


Em comunhão com outras congregações

Nossa comunidade é e sempre foi devidamente relacionada com outras congregações, como fomos e sempre seremos com os irmãos redentoristas e com as outras congregações que passarem pela nossa Sé, visando sempre levar o Cristo aos irmãos necessitados, aos que precisam dele.

Os meios dos quais usamos pra evangelizar

O Carmelo atua além do serviço nas missas e nas arquidioceses, também através dos eventos, como Missas Votivas, Retiros, Missas de votos, admissões de novos irmãos e etc. Também divulgamos nossa missão através do Hábito, das insígnias, e principalmente, da nossa presença e visibilidade na Sé.


Acolher os irmãos

Outro aspecto da nossa evangelização, é ouvir e acolher os irmãos, sempre que preciso estar ouvindo, seja em ocasiões de liderança (Superiorado da congregação e etc) e também conversando com os irmãos quando eles estão no momento de aridez, quando precisam de uma palavra ou de um conselho, ou de até mesmo de uma defesa diante dos outros irmãos, sempre vendo na figura do outro, o Cristo necessitado e precisado de nossa compaixão.

Verdadeira Compreensão da Vida Religiosa

O maior aspecto, e o mais apresentado em nosso apostolado, para nós, vocacionados a vida religiosa, é de que realmente temos que entender, que a Vida Religiosa vai além do hábito, das orações comunitárias, e demais coisas que vemos que não estão escondidas nos muros da congregação. 
Ou seja, a vida religiosa é realmente bem mais árdua e bem mais complicada que a vida leiga ou diocesana, entregar-se inteiramente a Deus, requer esses determinados despojamentos, como do voto de pobreza, que vai além de "ser pobre" materialmente, do voto de obediência, que vai também além de obedecer o superior, e do voto de castidade que vai além do que não se vive dentro do apostolado. 
No noviciado se vê o ponto chave para tudo, quem está realmente apto a Vida Religiosa, não vê mais importância em se desligar de tudo, apenas para seguir o Cristo mais perfeitamente, quem realmente está apto, não se importará mais com títulos, honrarias ou cargos, apenas trabalhará, dia após dia, para que a edificação do Reino de Deus se propague logo, como fogo em palha seca. 
Vale lembrar, estamos aqui para realmente ter uma experiência, mínima, sim, mas uma experiência razoável, de "o que é" ser um Religioso(a).