Carta Circular "In Memoriam Mea"


Frei Alex da Santa Cruz, CCMI
Por mercê de Deus e dos 
Carmelitas de Maria Imaculada
Superior Geral 

A todos que lerem estas letras, saudação de paz da parte de Deus nosso pai.

Venho por meio desta, adiantar alguns aspectos, até agora não vividos em nosso meio, já que tendo em vista que somos uma "pseudo-congregação", devemos ainda corresponder realmente ao chamado de nossa vocação de vida religiosa.

A começar pela vivência comunitária, dividida em variados aspectos, a começar pelo aspecto devocional, na vivência da liturgia das horas e das santas celebrações, e também do aspecto espiritual, de sempre estar disposto a ajudar o irmão/irmã que esteja em alguma dificuldade, seja ela espiritual ou de convivência no apostolado.

Com isso, venho como superior de nossa congregação, orientar e definir, meios de como praticarmos mais a vivência fraterna, a começar pela:

- Oração da liturgia das horas:
   Todos os irmãos e irmãs, a partir do postulado em nossa congregação, são chamados a todos os dias, rezar em comunidade (seja reunião mista ou separada*) o ofício das horas canônicas, seguindo a determinação da igreja na vida real, a fim de cultivar a boa prática dessa oração, ainda como leigos.

- Reza do Santo Terço:
   São convocados ainda, a rezarem em comunidade, ao menos uma vez no dia, o santo terço Mariano, para que assim como no caso da liturgia das horas, se possa cultivar esta boa prática para nossa vida espiritual.

E também, levamos ao centro de nossa missão, a participação nas celebrações próprias da congregação, sejam em Brasília ou em Belém, de preferência aos domingos, que se vivam estes momentos em comunidade, na presença de todos os irmãos e irmãs.

Por fim, fica então definido que:
Se rezará as horas canônicas (hora média, vésperas e completas) com intuito de mais perfeitamente viver a vida monástica.
Se rezará o santo terço mariano a fim de cultivar o hábito desta oração
O preceito da participação nas celebrações da congregação, como missas dominicais, primeiros votos e votos perpétuos, também como em missas de solenidades de nossos baluartes.

Por fim, rogo a Deus que pela intercessão da Virgem do Carmo, possamos progredir cada dia mais em nossa missão, de chegar ao topo do Monte Carmelo.


Brasília, DF, 11 de junho de 2021, solenidade do Sagrado Coração de Jesus



Frei Alex da Santa Cruz, CCMI
Superior Geral dos Carmelitas de Maria Imaculada


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem